1- Autoria:
Autora:
Eloina Maria Bandeira Picanço
Instituição:
Escola de Educação Tecnológica do Estado do Pará – Monte Alegre
Coautores: Irlene Socorro de Oliveira Pires
2- Estrutura Curricular:
Nível
de Ensino: Ensino Médio
Componente
Curricular: Língua Portuguesa
Tema:
Textos Narrativos ( fábula )
3-
Dados da
aula:
Título:
Elementos da narrativa e tipos de discursos.
Objetivos:
-
Conhecer o gênero fábula e a situação de comunicação social em que é praticado:
uma narrativa tradicional, de origem oral, com função de promover ensinamentos
norteadores de condutas sociais;
-Reconhecer
a estrutura da sequência narrativa (situação inicial, conflito, resolução) e a
relacione com a moral da fábula;
- Ler e produzir textos narrativos;
- Identificar os elementos básicos da narração;
- Diferenciar os discursos usados na
narrativa:
- Utilizar a troca de experiência e a
integração entre os discentes.
Duração:
04 aulas
Conhecimentos
prévios:
-
Conhecimento do assunto em questão: Quais as características de um texto
escrito em fábula;
- O que é um texto narrativo e seus
elementos constitutivos (personagens, espaço, tempo, foco narrativo, enredo,
etc.);
- Conhecer no texto o tipo de discurso (direto
ou indireto ).
Palavra
Chave: Fábula, texto narrativo.
4-
Estratégias
e Recursos da aula:
Os alunos poderão atingir os objetivos
propostos por meio das seguintes atividades:
- Aula expositiva para conhecimento do
referido assunto em questão, procurando enfatizar que as fábulas são textos
narrativos com personagens animais, objetos ou plantas e aparecem nas histórias
com características humanas; É importante, também ressaltar que este tipo de
texto sempre possui uma moral, que ensina lições de vida e nos diz como devemos
nos comportar.
- Dar aos alunos cópia de texto narrativo
para identificação dos elementos da narrativa e dos tipos de discursos;
- Fazer trabalhos em grupo: pesquisar na
internet textos narrativos ( fábulas ) ;
- Em seguida fazer a interação entre os
grupos, fazendo a leitura dos textos pesquisados e reconhecendo os elementos da
narrativa presente neles e os tipos de discursos.
-
Recursos utilizados para o desenvolvimento das atividades: computador,
projetor de imagem, caixa de som amplificada, microfone.
TEXTO: “A coruja e a águia” - Monteiro Lobato
A coruja e a águia , depois de
muita briga , resolveram fazer as pazes.
__ Basta de guerra, disse a coruja. O mundo é grande, e tolice maior que o mundo é andarmos a comer os filhotes uma da outra.
__ Perfeitamente, respondeu a águia. Também não quero outra coisa.
__ Nesse caso, combinamos isto: de agora em diante, não comerás nunca os meus filhotes.
__ Muito bem. Mas como posso distinguir os teus filhotes?
__ Coisa fácil. Sempre que encontrares uns borrachos lindos, bem feitinhos de corpo, alegres, cheios de uma graça especial que não existe em filhote de nenhuma outra ave, já sabes que são os meus.
__ Está feito! Concluiu a águia.
Dias depois, andando à caça, a águia encontrou um ninho de três mostrengos, que piavam de bico aberto.
__ Horríveis bichos! Disse ela. Vê-se logo que não são os filhotes da coruja. E comeu-os.
Mas eram os filhos da coruja. Ao regressar à toca, a triste mãe chorou amargamente o desastre e foi ajustar contas com a rainha das aves.
__Quê?! Disse a águia admirada. Eram teus filhotes aqueles monstrenguinhos? Pois, olha, não se pareciam nada com o retrato que deles me fizeste...
__ Basta de guerra, disse a coruja. O mundo é grande, e tolice maior que o mundo é andarmos a comer os filhotes uma da outra.
__ Perfeitamente, respondeu a águia. Também não quero outra coisa.
__ Nesse caso, combinamos isto: de agora em diante, não comerás nunca os meus filhotes.
__ Muito bem. Mas como posso distinguir os teus filhotes?
__ Coisa fácil. Sempre que encontrares uns borrachos lindos, bem feitinhos de corpo, alegres, cheios de uma graça especial que não existe em filhote de nenhuma outra ave, já sabes que são os meus.
__ Está feito! Concluiu a águia.
Dias depois, andando à caça, a águia encontrou um ninho de três mostrengos, que piavam de bico aberto.
__ Horríveis bichos! Disse ela. Vê-se logo que não são os filhotes da coruja. E comeu-os.
Mas eram os filhos da coruja. Ao regressar à toca, a triste mãe chorou amargamente o desastre e foi ajustar contas com a rainha das aves.
__Quê?! Disse a águia admirada. Eram teus filhotes aqueles monstrenguinhos? Pois, olha, não se pareciam nada com o retrato que deles me fizeste...
Moral:Quem o feio ama,
bonito lhe parece.
Atividade
1) Que trato a águia e a coruja fizera?
2) Observe o provérbio:“ Quem ama o feio, bonito lhe parece”. De que forma esse provérbio se encaixa na história?
3) Retire a passagem do texto que melhor exemplifica o provérbio citado acima:
4) A águia cumpriu o trato? Por quê?
5) Podemos considerar esse texto
como uma narrativa?
6) Quem são os personagens desse
texto?
7) Qual o foco narrativo? E como
chamamos esse tipo de narrador?
8) Reescreva do texto um discurso direto.
5-
Avaliação:
Pode-se fazer a avaliação durante o desenvolvimento do processo, verificando o
desempenho dos discentes, sua organização e criatividade.
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