segunda-feira, 20 de maio de 2013

Projeto e Tecnologia


1-      Autoria:

Autora: Eloina Maria Bandeira Picanço

Instituição: Escola de Educação Tecnológica do Estado do Pará – Monte Alegre

Coautores:  Irlene Socorro de Oliveira Pires

2-      Estrutura Curricular:

Nível de Ensino: Ensino Médio

Componente Curricular: Língua Portuguesa

Tema: Textos Narrativos ( fábula )


3-      Dados da aula:

Título: Elementos da narrativa e tipos de discursos.

Objetivos:
- Conhecer o gênero fábula e a situação de comunicação social em que é praticado: uma narrativa tradicional, de origem oral, com função de promover ensinamentos norteadores de condutas sociais;
-Reconhecer a estrutura da sequência narrativa (situação inicial, conflito, resolução) e a relacione com a moral da fábula;
- Ler e produzir textos narrativos;
- Identificar os elementos básicos da narração;
- Diferenciar os discursos usados na narrativa:
- Utilizar a troca de experiência e a integração entre os discentes.

Duração: 04 aulas

Conhecimentos prévios:
 - Conhecimento do assunto em questão: Quais as características de um texto escrito em fábula;
- O que é um texto narrativo e seus elementos constitutivos (personagens, espaço, tempo, foco narrativo, enredo, etc.);
- Conhecer no texto o tipo de discurso (direto ou indireto ).

Palavra Chave: Fábula, texto narrativo.

4-      Estratégias e Recursos da aula:
Os alunos poderão atingir os objetivos propostos por meio das seguintes atividades:
- Aula expositiva para conhecimento do referido assunto em questão, procurando enfatizar que as fábulas são textos narrativos com personagens animais, objetos ou plantas e aparecem nas histórias com características humanas; É importante, também ressaltar que este tipo de texto sempre possui uma moral, que ensina lições de vida e nos diz como devemos nos comportar.
- Dar aos alunos cópia de texto narrativo para identificação dos elementos da narrativa e dos tipos de discursos;
- Fazer trabalhos em grupo: pesquisar na internet textos narrativos ( fábulas ) ;
- Em seguida fazer a interação entre os grupos, fazendo a leitura dos textos pesquisados e reconhecendo os elementos da narrativa presente neles e os tipos de discursos.

- Recursos utilizados para o desenvolvimento das atividades: computador, projetor de imagem, caixa de som amplificada, microfone.

TEXTO: “A coruja e a águia” - Monteiro Lobato
A coruja e a águia , depois de muita briga , resolveram fazer as pazes.
__ Basta de guerra, disse a coruja. O mundo é grande, e tolice maior que o mundo é andarmos a comer os filhotes uma da outra.
__ Perfeitamente, respondeu a águia. Também não quero outra coisa.
__ Nesse caso, combinamos isto: de agora em diante, não comerás nunca os meus filhotes.
__ Muito bem. Mas como posso distinguir os teus filhotes?
__ Coisa fácil. Sempre que encontrares uns borrachos lindos, bem feitinhos de corpo, alegres, cheios de uma graça
 especial que não existe em filhote de nenhuma outra ave, já sabes que são os meus.
__ Está feito! Concluiu a águia.
Dias depois, andando à caça, a águia encontrou um ninho de três mostrengos, que piavam de bico aberto.
__ Horríveis bichos! Disse ela. Vê-se logo que não são os filhotes da coruja. E comeu-os.
Mas eram os filhos da coruja. Ao regressar à toca, a triste mãe chorou amargamente o desastre e foi ajustar contas com a rainha das aves.
__Quê?! Disse a águia admirada. Eram teus filhotes aqueles monstrenguinhos? Pois, olha, não se pareciam nada com o retrato que deles me fizeste...
Moral:Quem o feio ama, bonito lhe parece.

Atividade

1)      Que trato a águia e a coruja fizera?

2)    Observe o provérbio:“ Quem ama o feio, bonito lhe parece”. De que forma esse provérbio se encaixa na história?

3)    Retire a
 passagem do texto que melhor exemplifica o provérbio citado acima:
   
4)    A águia cumpriu o trato? Por quê?

5) Podemos considerar esse texto como uma narrativa?

6) Quem são os personagens desse texto?

7) Qual o foco narrativo? E como chamamos esse tipo de narrador?

8) Reescreva do texto um discurso direto.

5-      Avaliação: Pode-se fazer a avaliação durante o desenvolvimento do processo, verificando o desempenho dos discentes, sua organização e criatividade.
                                                                                                                        

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